domingo, 13 de setembro de 2015

Dicas de pilotagem para principiantes no karting amador

Este piloto de F1 nasceu em 1997.
Como se tem vindo a referir neste blogue, o Troféu Pedro Chaves é um espaço de referência para estreantes nesta disciplina, com mais de 180 participantes desde o I GP em 2007.

O presente artigo destina-se aos que nunca ou quase nunca experimentaram o karting e pretendem captar o essencial para poderem divertir-se e tirar o melhor partido nas corridas do Troféu Pedro Chaves.

Estas dicas não se dedicam a explicar o "porquê", mas sim a dizer "o que" fazer. Para quem já tenha feito algumas corridas, parecerão demasiado básicas, mas é importante que quem chega pela primeira vez já tenha uma ideia.

Neste sentido, estas dicas não substituem consultas mais elaboradas em artigos da especialidade na internet. Da mesma  forma, com estas dicas não garantimos que o leitor consiga a vitória numa corrida do TPC - mas podem fazer a diferença entre uma corrida divertida (e a vontade de fazer a próxima) e um longo martírio em que parece que nada corre bem e se chega ao fim super-cansado.

Recordamos que o Troféu Pedro Chaves corre-se em karts de aluguer 270cc, com 9 cv de potência e capazes de atingir velocidades entre 80 a 90 km/h.

1. Vestuário
Não se impressione por alguns pilotos do TPC usarem fatos de competição. Raramente os principiantes têm um. Use roupa confortável, como um fato de treino, e prepara-se pois virá suja de óleo e detritos da pista; alguns kartódromos permitem calções e t-shirt, mas não recomendamos.
Recomendam-se luvas. Se não for de competição, umas luvas de trabalho.
Fitas, cordões compridos, cabelo comprido fora do capacete, etc., não são permitidos - sendo que os kartódromos também darão esse indicação no próprio dia.
Um dos pilotos mais antigos do TPC comprou um fato-macaco e tem-lhe servido perfeitamente.
Mais tarde, se achar que vale a pena o investimento, poderá pensar numa protecção para as costas, o pescoço, etc. Mas para principiar, tal não é necessário.

2. Posição de pilotagem.
Os braços devem ficar um pouco flectidos; nem estendidos, nem muito encolhidos.
Sente-se no kart. Regule o banco de forma a que, com os braços estendidos, os pulsos fiquem em cima do volante.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8jdGlQR7nSQ
Desta forma, irá flectir um pouco os braços para segurar no volante. Não conduza com os braços estendidos nem demasiado encolhidos. Peça ajuda ao pessoal do kartódromo se não conseguir regular o banco.

Costas direitas e cabeça levantada. O volante deve ser segurado na posição 22h10m.



3. Postura do corpo na curva
O corpo deve ser inclinado da forma contrária ao que se vê nas corridas de motos. No kart 270cc, se a curva é para a esquerda, o corpo deve inclinar-se um pouco para a direita, e vice-versa. Se se fizer como nas corridas de motos, o kart vai curvar muito mais lentamente e o piloto vai ficar mais cansado e com dores de costas no final. (Mais informação aqui.)


4. Postura do corpo em recta
Os estreantes tendem a agarrar o volante com demasiada força. Nas rectas, aproveite para esticar e descontrair as mãos, dedos e pulsos. Aproveite também para inspirar fundo. Chegará ao fim menos cansado.


5. Trajectória
A trajectória a adoptar é semelhante à que se vê nas corridas de Fórmula 1 e qualquer categoria de automobilismo de pista: a curva deve ser feita por dentro. Entra-se por fora, faz-se por dentro e sai-se por fora, conforme o diagrama.

Curva à direita:
http://go-kart-source.com

Dupla curva à direita:
http://go-kart-source.com
 Curva e contra-curva:
http://go-kart-source.com

5.1 Deve seguir-se sempre ao longo da trajectória e evitar ziguezagues nas rectas. É ilegal, eticamente errado e perigoso bloquear, quer quem nos tenta ultrapassar, quer quem nos vem dobrar (isto é, dar uma volta de avanço.)

5.2 Se ainda não se sente à vontade, procure um piloto que siga à sua frente e use-o como "lebre"(ponto de referência). Tente travar um pouco mais tarde que ele, acelerar um pouco mais cedo, veja como o kart dele reage e adapte a sua trajectória e sua condução. Cuidado: se o piloto for demasiado lento, não vai aprender muito; e se cometer algum erro, poderá ir atrás dele para a escapatória! Nunca perca de vista a sua própria trajectória e a perspectiva da pista.

5.3 Numa fase posterior poderá começar a tentar técnicas de "trail braking", tentando uma linha um pouco diferente, travando mais cedo e tentando acelerar mais cedo, e tentando balancear as rotações do motor com a velocidade em curva de modo a perder o mínimo de tracção. Quando se sentir mais à vontade, tente isso mesmo - travar mais cedo e acelerar mais cedo. Se quiser saber mais, significa que já se sente à vontade e então poderá procurar informação detalhada, como a que está aqui.


6. Conheça a pista
No dia antes do Grande Prémio, se não conhece a pista onde vai correr, veja um pouco mais sobre ela. Aqui no blogue (no menu lateral) temos um link para os "Circuitos", onde encontra todas as 14 pistas onde já corremos (sendo que os 7 kartódromos onde já fomos permitem variantes das suas pistas.) No Youtube também poderá encontrar vídeos de outras corridas lá feitas.


7. Pilotagem à chuva
A trajectória de chuva é o contrário da trajectória de piso seco. As curvas devem ser feitas por fora.
Isto acontece porque a borracha que é depositada pelos pneus de todos os karts no interior da curva torna-se muito escorregadia quando molhada. Logo, a parte de fora da curva torna-se mais aderente. Se esta dica parece insuficiente, pode ler mais aqui - mas para os realmente principiantes, não vai servir de muito.
Nota: conduzir à chuva é muito divertido e o TPC faz questão de aproveitar todas as oportunidades que o S. Pedro proporciona!

Veja ainda:

8. Bandeiras
Dê uma vista de olhos ao nosso artigo sobre o significado das bandeiras no karting (basta clicar aqui.)


9. Cronómetro
Euroindy (Batalha)
Um relógio de pulso será útil para ter uma noção de quanto tempo falta para terminar a qualificação e a corrida. Mesmo que não seja um cronómetro que diga se a volta foi lenta ou rápida, ter uma ideia se faltam 10 ou 3 minutos vai dar jeito. Na maior parte dos kartódromos ainda não existe relógio na meta e grande ecrã com tempos, como já acontece no Euroindy (imagem à esquerda).




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