quinta-feira, 2 de julho de 2015

Campeonato de Karting 270cc barato e flexível

Para os nossos leitores que não conhecem e/ou nunca participaram no Troféu Pedro Chaves, fica agora uma curta descrição. O Troféu Pedro Chaves (TPC) é um campeonato composto por corridas sprint, de 15 minutos de treinos + 30 minutos de corrida, em karts de aluguer de 270cc, que percorre os kartódromos da região Centro-Oeste. O campeão é encontrado no final pela soma dos pontos obtidos no final de cada corrida, tal como acontece na Fórmula 1. Ou seja, o TPC mais não é do que a organização de uma série de corridas sprint, sempre no mesmo formato, nos vários kartódromos desta região. O nome deriva da homenagem a Pedro Matos Chaves, como se encontra descrito neste blogue.

O Troféu ocorre de forma ininterrupta deste 2007, sempre com o mesmo formato. Depois de a primeira edição se ter prolongado por 2 anos, e de a segunda (em 2009) ter tido 4 provas, o formato actual é de 6 provas sprint por ano. Em 2015, há uma novidade: a introdução de uma prova de resistência por equipas, a contar só para o TPC/Equipas.  Por vezes, alguns kartódromos apresentam a combinação 10 m. treinos + 30 m. corrida, em vez 15+30, mas, com essa excepção, este é o formato estabelecido.

Vantagens:

- O TPC é barato, low-cost. Para quem quiser experimentar uma vez sem compromisso, ou correr só uma vez, 1 GP fica, em média, por cerca de 40€. Logo, por cerca de 250€/ano (mais deslocações) é possível sentir o gosto ao volante em vários circuitos e modelos de kart diferentes. Mas sempre 270cc, pois os karts de 200cc só são adequados mesmo a um nível de principante.

- O TPC é flexível. Como cada corrida é negociada individualmente pelo TPC com cada kartódromo, não há qualquer obrigação de participar em todas as corridas. Claro que aqueles que se querem divertir mais, e ter uma chance de vencer o campeonato, não irão faltar! Também por este motivo não há qualquer jóia, anuidade, licença desportiva, nem nada do género. Cada piloto vai às corridas que quer, ou pode, e paga directamente ao respectivo kartódromo. A única "obrigação", neste sentido, é o pagamento de um sinal (adiantamento) à Organização do TPC, que é de resto um adiantamento exigido por todos os kartódromos para que seja confirmada a inscrição deste tipo de corridas. O preço de cada corrida é definido pelo kartódromo.

- O TPC é flexível (2). Para os "prós" que não se satisfazem com umas simples corridas sprint por ano, ou que querem medir-se com pilotos mais exigentes, ou participar em resistências, whatever, o TPC não impede (obviamente!) que participem noutros eventos.

- O TPC é descontraído. A competição em pista é à séria, mas isso não significa que nos levemos assim tão a sério. Prova disso são os posts com um toque de humor, como este. Boa disposição e desportivismo são fundamentais!

- O TPC é flexível (3). O campeonato de Equipas é também uma simples formalidade. Tal como acontece na F1, cada equipa pode ter, no máximo, 2 karts em pista. Porém, não se paga para inscrever uma equipa, não é obrigatório que a equipa participe em todas as provas, e nem sequer que tenha 2 pilotos em pista. Afinal, Pedro Matos Chaves correu na F1 numa equipa que... só tinha um carro!

- O TPC dá acesso à Taça Inter-Troféus. Pois é! Como o nome indica, a Taça Inter-Troféus reúne, anualmente, os melhores do karting amador de todo o país. Cada troféu elege os pilotos melhor classificados nos seus campeonatos para constituírem uma equipa que vai lutar em pista com os melhores de todos os troféus. Em 2014 até ficámos no top-ten. Se ficares nos 6 primeiros no fim do campeonato, o lugar é teu!

- O TPC é democrático. Foi criado por jovens cuja experiência de karting era praticamente zero. Já tivemos dezenas de pilotos que experimentaram connosco uma corrida sprint pela primeira vez, a correr com pilotos com anos e milhares de quilómetros de experiência. Da mesma forma, já tivemos 11 mulheres a participar, desde as mais inexperientes até à Bea Figueiredo, que já venceu por 3 vezes. Estamos abertos a todos/as!

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