quarta-feira, 30 de março de 2016

EUROINDY, Batalha: Alemão sem oposição



Mário Alemão foi o vencedor incontestado da segunda prova da temporada 2016 do Troféu Pedro Chaves. Com a pole-position, volta mais rápida e vitória na geral, o piloto da KXT deixou o segundo classificado a 10 segundos de distância, a maior diferença registada na Batalha em piso seco, apenas suplantada pela prestação do Campeão Rujorian, que deixou o segundo classificado, o Bi-Campeão João Rodrigues, a mais de 24 segundos de distância, em 2013. Diferença maior só Tiago Capela, numa prova de “motonáutica” disputada em pleno alerta laranja meteorológico no Inverno de 2009, 35 longos segundos!

Treinos: prenúncio da corrida

Com condições atmosféricas excelentes, numa tarde de sol e pouco fria, um grupo de 21 pilotos iniciou a sua sessão de treinos e, sem surpresa, os mais experientes e os especialistas no Euroindy ocuparam a primeira metade da grelha de partida. Dos mais experientes, apenas Vrielink, António Rodrigues e Ferraz não estiveram nos seus dias com diferenças entre 1,3 e 1,9 segundos para Alemão. Na primeira linha, Alemão e Tereso tinham logo atrás Humberto Alves e Jorge Gaspar, Manuel Guerra e Fernando Borges. Um sexteto muito, muito duro de roer.



A corrida: Alemão foge a todos e vence com autoridade


Num circuito que não admite erros, o arranque e a primeira volta valem ouro e podem decidir uma corrida. Mais uma vez, o arranque e primeira volta decorreram sem incidentes e permitiram uma prova muito competitiva sem casos de maior. Tereso não conseguiu perseguir Alemão e, com Humberto Alves logo atrás de si, tinha muito com que se preocupar. A uma curta distância, Guerra e Gaspar seguiam no seu encalço e qualquer problema à sua frente ainda lhes permitiria aceder ao pódio. Mas isso não aconteceu.

Afastado do grupo da frente, Pedro Caetano liderava o segundo pelotão, seguido por Ribeiro e Borges. Caetano recuperou bem posições e rubricou uma excelente prestação terminando à frente de Ribeiro que, apesar de marginalmente mais rápido que Borges, “forçou” um pouco a ultrapassagem.

O grupo que terminou na mesma volta do vencedor foi completado por Pedro Bragança, Reinold Vrielink e João Alexandre, a 31 segundos do líder.

Campeonato de Pilotos: Alemão reforça liderança

Esta vitória foi muito importante para Mário Alemão já que lhe permitiu obter uma vantagem sobre Fernando Borges e Jorge Gaspar, os seus principais opositores bem como uma preciosa vantagem estratégica sobre Paulo Figueiredo, o seu mais perigoso concorrente que, apesar das suas ausências na Batalha, é sempre um candidato à vitória no campeonato. Manuel Guerra, Reinold Vrielink e Paulo Ribeiro estão na luta, mas vão ter que se esforçar muito para subir na classificação.

Troféu de Equipas: NN Racing lidera com segurança

Uma equipa segura e experiente, a NN Racing capitalizou e bem com os resultados de Borges e Guerra na Batalha assumindo a liderança do Troféu de Equipas TPC. Em segundo lugar devido às boas prestações de Mário Alemão, a KXT resiste, apesar da falta das pontuações que João Rodrigues poderia amealhar. Até quando aguentará a KXT esta posição é uma incógnita. Quem deve estar a fazer contas aos prejuízos é a Acceleron Motorsport que, ao transferir Caetano de novo para a Junior Team perdeu uma oportunidade, se calhar única, de somar 15 pontos e poder contestar a liderança da NN Racing… Logo a seguir, a Z Gym e a Vírus Kart 1 estão a pouca distância da 3ª posição e não vão deixar de lutar por ela.

Próxima etapa: Leiria
A próxima corrida em Leiria vai ser muito importante. Os resultados desta prova podem consolidar ou destruír as posições alcançadas, definindo ou baralhando totalmente o “status quo” actual. Será que Alemão se vai manter à frente? Paulo Figueiredo virá para vencer? Bea Figueiredo será o Joker? Fernando Borges e Manuel Guerra, em que posições ficarão? E Gaspar, conseguirá ultrapassar Ribeiro? E Ribeiro será ultrapassado por Caetano? Será que algum dos “Campeões Perdidos” se apresentará para defender a sua coroa? Correia, Rujorian, Durão, Capela, Rodrigues. Será que Paulino virá baralhar ainda mais as contas? Só o saberemos na noite de 2 de Abril depois de cair a bandeira de xadrez!



Sem comentários: